GRUPOS DE TRABALHO (GT)
GT 01 – Políticas educacionais, Formação Docente e processos avaliativos
Coordenadores: Profa. Dra.Giovana Alexandra Stevanato e Prof. Me. Célio Vieira Nogueira
Estudos e pesquisas sobre políticas educacionais que afetam a formação docente e os processos avaliativos da educação a partir de perspectivas teórico-conceituais que manifestam preocupações com o princípio de educação de qualidade para todos, de forma especial, para as parcelas da população historicamente excluídas dos processos formativos (indígenas, camponeses, negros, dentre outras). Os impactos sociais e subjetivos da implementação de novas políticas educacionais sob os atores da educação e instituições frente aos desafios de avaliações globais em diversos níveis de ensino e da urgência de um novo perfil profissional docente.
GT 02 – Currículo, Infâncias, Pedagogias e Práticas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Coordenadoras: Profa. Dra. Renata Aparecida Carbone Mizusaki (UNIR-VHA) e Profa. Dra. Deusodete Rita da Silva Aimi (SEMED-Vilhena)
Estudos e pesquisas sobre o currículo, pedagogias e práticas educativas que afetam a educação infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Infâncias, docências e instituições de educação infantil e de anos iniciais do ensino fundamental. Tempos, criação e saberes das crianças em suas relações com a escola. Participação infantil nos espaços da escola. Práticas escolares e a BNCC: desafios, resistências, questionamentos. Experiências que atravessam a docência e/ou a equipe gestora na educação das/com as crianças. Intersecções entre currículo, famílias e escolas. As Pedagogias e as Infâncias. Pedagogias, currículo, identidades e educação das crianças. Avaliação, práticas pedagógicas e educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Currículo e multiplicidades culturais nas infâncias.
GT 03 – Educação do Campo, Relações Raciais e Povos tradicionais da Amazônia
Coordenador: Prof. Dr. Claudemir da Silva Paula
Estudos e pesquisas que tenham como foco as Relações Étnico-Raciais, o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como experiências pedagógicas relacionadas com a temática da educação em comunidade tradicionais e do campo. Aspectos teóricos e históricos que envolvem questões raciais e identitárias do processo educacional brasileiro. Investigações e problematizações sobre questões ético-raciais em ambientes escolares amazônicos. Valorização das diferenças culturais e dialógica do processo educativo. Reflexões na perspectiva decolonial sobre a promoção de diálogos interculturais dos saberes e práticas construídas em vários contextos e realidades acerca das comunidades negras, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas.
GT 04– Movimentos Sociais e estudos da pedagogia social
Coordenadores: Prof. Dr. Fábio Andrade dos Santos e Profa. Ma. Daiane Trindade da Silva
Estudos e pesquisas sobre o papel dos movimentos sociais e suas contribuições para a efetivação de uma educação que valorize a pluralidade e as diferenças culturais, sociais e identitárias. Experiências educativas originárias dos diversos movimentos sociais do campo e da cidade que revelam a função social da educação e a valorização de saberes locais e tradicionais. Importância e contribuição da pedagogia social em múltiplas realidades educativas.
GT 05– TICs, Educação Matemática e Ensino de Ciências
Coordenador: Prof. Dr. Júlio Robson Azevedo Gambarra
Este GT contempla trabalhos relacionados a Formação de professores para o ensino de ciências, de matemática e das TICs; Etnomatemática, etnociências e interculturalidade; Fundamentos e metodologias para o ensino de ciências e matemática em contextos culturais específicos. Discute também interdisciplinaridade, experimentação, resolução de problemas e aprendizagem significativa nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. Comporta ainda trabalhos de pesquisa, concluídos ou em andamento, sobre práticas pedagógicas, experiências educativas, situações de intervenção em sala de aula, bem como relatos de superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de ciências e matemática. Além disso, aceita discussões sobre as questões metodológicas das mediações por das TICs, a sua incorporação nas práticas pedagógicas escolares, no currículo escolar, nos projetos de aprendizagem, no processo de inclusão digital e formação inicial e continuada de professores para uso das tecnologias nas modalidades presencial e a distância.
GT 06–Gênero, Identidade e Diferenças
Coordenadores: Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleira e Profa. Ma Daliana Antonio, (Universidade Estadual de Montes Claros)
A proposta deste GT é oportunizar reflexões críticas sobre Gênero(s) na sociedade e na escola por meio de estudos de identidades de gênero, sexualidades ‘emergentes’, corpos disformes, subjetividades sexuais, o uso do nome social, problematizações à “ideologia de gênero”, “cultura do estupro”, Lei Maria da Penha, homofobia, dentre outros. Visa, ainda, discutir sexualidades plurais em contextos culturais específicos: indígenas, campo e quilombolas. As possibilidades de formação docente, planejamento pedagógico e produção de material didático com vistas à redução da discriminação e violência.
GT 07 – Educação, processos históricos-sociais e migração
Coordenadores: Prof. Dr. André Soares Ferreira (UNIR) e Profa. Dra. Míria Izabel Campos (UFGD)
Este grupo de trabalho visa reunir estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento em diversas perspectivas teórica-metodológicas em história da educação. Visa também proporcionar ambiente de debate sobre o fenômeno da educação como realidade engendrado aos processos históricos-sociais de migração e expansão das fronteiras brasileira, assim como discutir os processos históricos de longa duração e do tempo presente que envolvem e afetam os atores da educação.
GT 08 –Linguagens, Alfabetização e Letramento
Coordenadoras: Profa. Me. Kelly Jessie Queiroz Penafiel e Profa. Me. Cláudia Justus T. Pereira
Este Grupo de Trabalho reunirá estudos e pesquisas sobre aspectos da aquisição e desenvolvimento da linguagem, bem como das experiências e problemáticas que envolvem a alfabetização de letramento de crianças, jovens e adultos em diversas perspectivas teóricas. Estudos que abordam metodologias, materiais, práticas pedagógicas e avaliação voltadas para alfabetização. Constitui-se como um espaço de reflexão sobre as dificuldades e potencialidades do processo de alfabetização e letramento em diversos contextos sociais e linguísticos, assim como as potencialidades e dificuldades enfrentadas por professores alfabetizadores frente a nova BNCC. Refletirá sobre impactos do PNE, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Política Nacional de Alfabetização (PNA), assim como os estudantes e professores foram afetados pelas mudanças implementadas no processo de alfabetização devido a pandemia do Covid-19.
GT 09 – Culturas Infantis, Linguagens Lúdicas das crianças, Literaturas e Artes
Coordenadoras: Profa. Dra. Josiane Brolo Rohden (UNIR) e Profa. Ma. Helen Arantes Martins (UNICAMP/FASA)
A proposta do Grupo de trabalho é discutir as manifestações multiculturais de crianças e grupos infantis de diferentes idades, contextos socioeconômicos e culturais. O grupo aborda trabalhos e pesquisas que apontam para as linguagens lúdicas das crianças, as produções artísticas, literaturas infantis, dizeres, relatos, estudos do imaginário infantil e poéticas das infâncias. Contempla também, a diversidade das expressões das crianças frente à BNCC, suas produções culturais, diálogos com a filosofia, história, psicologia e sociologia da infância. Trata-se de uma incursão reflexiva e sensível pelos universos das infâncias, possibilitando o conhecimento de que as diferentes manifestações infantis podem romper estruturas rígidas e alçar voos.
GT 10 – Estudos Filosóficos, Meio ambiente e educação na Amazônia
Coordenador: Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
A proposta deste Grupo de Trabalho inclui estudos e pesquisas que abordam a educação em perspectivas filosóficas e da filosofia da educação. Também visa abordagens que problematizam o meio ambiente e educação na Amazônia em suas implicações éticas, estéticas e culturais, pois o fenômeno educativo implica em saber ser, conviver e aprender. Diversos filósofos produziram e produzem análises que fundamentam diferentes aspectos da educação que refletem a sociedade e a cultura em diferentes ambientes e momentos históricos.
GT 11 – Educação escolar Inclusiva
Coordenadora: Profa.Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
Este Grupo de trabalho tem por objetivo reunir estudos e pesquisas em diversas perspectivas teórico-metodológicas que tratam da educação especial e inclusão escolar. Visa oportunizar reflexões relacionadas a essa modalidade de ensino, tais como: formação de profissionais para a educação especial, sala de recursos multifuncionais, atendimento educacional especializado, didática e metodologias, tecnologias e materiais adaptados para o público alvo da educação especial. Assim como investigações sobre como as políticas e ações voltadas para essa área da educação afetam os atores escolares situados em escolas da região amazônica.
GT 12 – Educação escolar indígena
Coordenadores: Profa. Dra. Josélia Gomes Neves. Prof. Dr.Cristovão Teixeira Abrantes, Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite, Prof. Dr..Edineia Aparecida Isidoro e Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos.
Este GT contempla as reflexões epistemológicas critico-decoloniais sobre a Educação Escolar Indígena no contexto amazônico envolvendo temáticas sobre: docência indígena, práticas pedagógicas e curriculares interculturais na educação básica e superior, estágio supervisionado e os processos próprios de aprendizagem. É interesse também deste coletivo acolher resultados de pesquisa, extensão ou relatos de experiência em língua portuguesa e/ou indígenas referentes às políticas linguísticas, antropológicas e educacionais, saberes da etnomatemática, etnociências, alfabetização intercultural, mulheres indígenas, estudos sobre a Lei nº 11.645/2008, educação e pandemia e as relações, Povos Indígenas: aldeia e cidade.
GT 13 - Outras temáticas
Coordenador: Prof. Me. Célio Vieira Nogueira
Este GT tem o objetivo agregar os trabalhos que, embora versem sobre a Educação, não foram contemplados nos demais GTs.